Blog

5 Dicas para Aumentar a Segurança do Veículo

Segurança nunca é demais e se engana quem pensa que é difícil se manter seguro no trânsito o tempo todo. Mantendo a calma e seguindo cinco dicas que separamos, você vai se sentir muito mais tranquilo quando estiver no seu veículo. 

 

1- Manutenções periódicas

É bastante comum que com o tempo apareçam pequenos problemas mecânicos ou elétricos no seu carro. Isso acontece devido a diversos fatores, entre eles a falta de cuidado com o veículo e a alta quilometragem que acabam interferindo diretamente na performance do automóvel. Você provavelmente já ouviu falar que “prevenir é melhor que remediar”, não é verdade? Manutenções preventivas devem ser feitas periodicamente, pois reparando possíveis danos no seu carro antes deles se tornarem uma grande dor de cabeça, você garante não só a sua segurança como a de outros motoristas e pedestres também.

 

2- Tempo ruim, perigo sem fim

Já reparou que em dias chuvosos há um aumento no número de acidentes de trânsito? Não é por acaso. Afinal, dias assim costumam oferecer condições de ruins a péssimas para quem conduz um veículo. Cuidados com a velocidade e com os pneus fazem toda a diferença na hora de evitar acidentes. Não dirigir perto de locais com risco de deslizamento de terra e manter o farol baixo são algumas atitudes que reforçam ainda mais a sua segurança. Antes de sair de casa, dê uma olhada na previsão do tempo para evitar transtornos indesejados.

 

3- Direção defensiva

Se estamos falando de segurança não podemos deixar o tema direção defensiva de lado, e como ela está diretamente ligada à boa educação no trânsito. Boa parte das infrações ocorrem devido à falhas humanas causadas por imprudência, negligência ou imperícia. Manter a calma numa situação estressante, respeitar as sinalizações de trânsito, bem como limites de velocidade, e não realizar ultrapassagens arriscadas, são pontos importantíssimos que contribuem para a sua segurança.

 

4- Saiba dar espaço

Imagine que você está em uma fila de banco enorme, todos estão apressados e impacientes, pois já estão ali há horas sem quase sair do lugar. Mesmo sabendo que não há muito o que fazer, e que alguns centímetros mais perto da pessoa que está a sua frente não vão fazer diferença, você ficaria tão próximo dela capaz de incomodá-la? Não, né? No trânsito o raciocínio é o mesmo. É comum que em casos de engarrafamento, uma fila de carros se forme, e o estresse aliado à pressa tomem conta da situação, fazendo com que você ande praticamente colado no carro da frente. Esse é um dos motivos mais banais que causam muitos transtornos no trânsito. Comece adotar a filosofia de que se todo mundo colaborar, cada um tem seu espaço e veja quantos problemas podem ser evitados. 

 

5- Celular

A tecnologia pode nos ajudar bastante com várias tarefas do dia a dia, mas quando for dirigir tente desapegar um pouco, ok? Um segundo de distração causada por uma ligação ou notificação no Whatsapp pode ser fatal. Deixá-lo em modo avião enquanto está no volante ou desativar todas as notificações podem te ajudar nessa missão que parece impossível.

 

Viu como é fácil se manter seguro no trânsito? Pequenas atitudes fazem toda a diferença.

Para sentir ainda mais segurança e 24h por dia, saiba mais sobre o rastreamento em tempo real da Segsat clicando aqui.